A grande migração
A lendária migração dos gnus no Serengeti é um espetáculo da natureza, com milhões de animais cruzando savanas em busca de pastagens, um show de vida e resistência.
A natureza dá show em toda a África, mas só a Tanzânia tem o privilégio de ser o lar de três das experiências mais intensas de contato com o ambiente natural que o continente pode oferecer. Quer saber quais são?
No país do sudeste africano está nada menos do que o Serengeti, templo das savanas onde acontece a mítica migração anual dos gnus. No território que também abriga o imponente Monte Kilimanjaro, maior montanha africana – está a cratera vulcânica do Ngorongoro, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Para completar a trinca imbatível, o litoral do Índico revela a ilha de Zanzibar, onde as raízes negras estão em miscigenação com a religião muçulmana e a rica cultura árabe.
A lendária migração dos gnus no Serengeti é um espetáculo da natureza, com milhões de animais cruzando savanas em busca de pastagens, um show de vida e resistência.
O país é o lar de povos que mantêm tradições ancestrais, misturando histórias, rituais e um modo de vida conectado à terra.
Um mergulho nas águas claras de Zanzibar revela que a diversidade da fauna tanzaniana não é incalculável apenas nos safáris, mas também no fundo do mar. Menção honrosa para o snorkeling na Ilha de Mnemba, cercada por uma barreira de corais coloridos.
Curadoria feita por quem entende
Há 3 milhões de anos, a última erupção do vulcão Ngorongoro moldou uma cratera gigante, hoje Patrimônio da Humanidade e lar de 25 mil animais. No entorno, vivem os maasai e está Olduvai Gorge, sítio arqueológico com vestígios dos primeiros hominídeos. Um caldeirão natural e cultural que revela a grandiosidade da vida selvagem e da história humana na África.
Ver mais
Em fevereiro, milhares de filhotes de gnu nascem no Serengeti, iniciando uma jornada onde só 40% sobreviverão aos predadores. Estrelas da migração rumo ao Maasai Mara, dividem o parque com leões, crocodilos, zebras, elefantes e mais de 450 espécies de aves. O Serengeti é um palco vivo do ciclo da vida — e um clássico absoluto dos safáris na África.
No sudeste africano, banhado pelo azul-turquesa do Oceano Índico, há um arquipélago cheio de história e cercado por praias de encher os olhos, como as de Nungwi, Matemwe e Kendwa.A alma de Zanzibar, porém, está em Stone Town, centro urbano que possui um charme único de séculos de influência árabe, com seus mercados, banhos persas, um imponente forte e minaretes por todos os lados.